sábado, 16 de abril de 2005

O Cristão e a depressão

Um cristão pode tomar anti-depressivos?

"Quando doente, procure o Senhor. Se não houver pecado, então visite o médico, pois Deus o fez." (antigo provérbio judaico).

Há várias questões sobre a depressão que devem ser consideradas.

1. Depressão freqüentemente é ira internalizada. Há coisas em nossas vidas que não podemos controlar. Pode ser algo do nosso passado, presente ou futuro. Se este for o caso, precisamos de uma visão ampla de Deus: uma visão que nos permita descansar.

2. A depressão pode se originar de pensamentos obsessivos, ao encontrarmos uma coisa negativa em nossa vida ou na vida de outra pessoa e nos localizarmos totalmente naquilo. É corno colocar uma caneta tão perto dos olhos que não conseguimos enxergar o resto. Isto é resultado de uma mente indisciplinada. Se for o caso, precisamos aprender a "não ir lá". Quando o pensamento surge, nós o recusamos colocando a nossa mente nas coisas do alto.

3. Dizem que as pessoas deprimidas são 60% mais realistas sobre os problemas. A depressão pode surgir ao vermos as coisas como elas são. Contudo, espera-se de nós que caminhemos em fé, não olhando para a situação, mas para Deus. Fé é a certeza das coisas que se esperam! A depressão pode ser um problema de fé.

4. A depressão pode surgir quando acreditamos que o nosso "escolhedor" está quebrado e que não podemos mais mudar nossas vidas ou nossas situações. Somos levados a pensar que estamos atolados e desistimos.

5. A depressão também pode ser um hábito: a maneira com que aprendemos a lidar com a vida. A depressão nos dá a desculpa para sermos preguiçosos e é na realidade muito compulsiva. Muitos tem um interesse dissimulado em estarem deprimidos, quando as vantagens superam em muito as desvantagens. As vantagens podem incluir: não ter de trabalhar, ter uma desculpa, evitar riscos, auto-contemplação e receber atenção.

6. A depressão pode vir como opressão do inimigo. Todas as coisas verdadeiras não são a verdade. Por exemplo, pode ser verdadeiro que eu não esteja me dando bem com meu cônjuge, mas isso não significa que o meu casamento tenha terminado. Isto é algo verdadeiro que acaba em falta de esperança. Em vez disso, é verdade que não estou me dando bem com meu cônjuge mas a verdade é que Jesus nos tornou um. Neste caso, escreva numa folha de papel tudo aquilo que você sabe ser Verdade (Jesus é a Verdade) e medite sobre aquilo.

7. A depressão pode ter suas raízes na dieta. Se você sente depressão depois de tomar café, chá ou comer montanhas de açúcar, há boas possibilidades de baixo teor de açúcar no sangue. Você consegue escapar do ciclo depressivo apenas mudando seus hábitos alimentares.

8. A depressão pode ser resultado do pecado. Carl Menninger, o famoso psiquiatra, disse que ele tratou os sintomas de culpa durante toda sua vida e que, mas para o fim dela, entendeu que as pessoas se sentiam culpadas porque eram culpadas. Publicou então um livro, que foi desprezado por seus colegas: "O que Aconteceu com o Pecado?" (Whatever Became of Sin). As pessoas deprimidas precisam se perguntar se "há alguma coisa que estou fazendo que Deus não quer que eu faça?"

9. Dito o acima, é possível ver que a luta para nos libertarmos da depressão pode ser diária. Lutei com ela a maior parte da minha vida. Não mais. Quando me sinto deprimido, simplesmente digo para mim mesmo: "Como a maré que sobe e desce, esta maré vai desaparecer com o tempo. Vou novamente sentir a mim mesmo. Portanto, vou continuar trabalhando e não focalizar nas emoções."

10. Isso nos leva ao último ponto, que é discutido depois de todos os outros. Um cristão pode tomar remédios? Claro que sim! Existe um desequilíbrio químico? Isso já foi provado. Qualquer um dos casos acima pode criar um desequilíbrio químico. Contudo, se o desequilíbrio (conseqüência) é tratado e a causa é deixada sem tratamento, o uso prolongado de anti-depressivos pode causar mais mal do que bem. Na minha opinião, apenas 2% ou 3% das pessoas que tomam anti-depressivos não tem uma causa interna causando a depressão. Não me oponho aos anti-depressivos quando acompanhados de um exame detalhado da causa. Contudo, raramente vejo que este é o caso. Muitos clínicos gerais estão receitando sem qualquer experiência prática no assunto. Eles não entrariam de peito aberto numa cirurgia do coração, se não fossem qualificados, e no entanto tratam a frágil química do cérebro armados apenas com a caneta e um panfleto recebido do representante do laboratório. Não apenas estão desqualificados, mas também gastam no máximo 10 ou 20 minutos fazendo algumas poucas perguntas ao paciente. Depois tratam os sintomas (o mesmo sintoma pode ter mais de uma causa) em vez de tratarem a pessoa. Acho isso muito anti-ético.

Há mais um ponto. Se os nove pontos mencionados acima forem a causa da depressão, o medicamento pode auxiliar no curto prazo, caso haja um compromisso de trabalhar na causa. Um desequilíbrio químico verdadeiro reagirá ao medicamento, de modo que você começará a sentir-se melhor dentro de poucas semanas. Caso contrário, volte ao seu médico. Depois de fazer umas 6 a 8 horas completas de aconselhamento com algumas pessoas que conheço (você pode ser uma delas) não foi encontrada uma causa. Depois de visitarem um psiquiatra qualificado e começarem a tomar remédios, o alívio veio rapidamente. Deus seja louvado. Sou pessoalmente muito grato ao médico que diagnosticou minhas enxaquecas como resultado de alergia a certas comidas e me deu os medicamentos não-tóxicos para tratá-las. Amém.

Dr. Mike Wells – Boletim Vida Plena, n.º 3 - 2002

Um comentário:

Anônimo disse...

Coelho,O.S.
Gostei d+, é bom saber cuidar destes sintomas e distinguí-las. Que Deus abençoem e que através deste site, muitas vidas venham ser abençoadas.
Os recursos humanos são importantes (médicos), mas a fé em Jesus nos leva ao caminho certo.Estou passando por estes momentos, mas creio que Jesus está comigo no meu barco, e que Ele acalmará tudo... em nome do Sr. Jesus!
Obrigado, abçs...

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores