sexta-feira, 9 de junho de 2006

Palmadas Proíbidas

Palmadas Proibidas

Acabo de ler, eu, que nunca fui espancado, mas sempre levei uns bons tapas quando necessário, que foi aprovado um projeto de lei que proíbe aos pais dar palmadas nos filhos, sob quaisquer propósitos, ainda que de caráter pedagógico: o projeto é de 5 petistas. Não poderia ser diferente. Como foram apanhados com a boca na botija agora querem proibir qualquer tipo de punição a quem quer que seja, a começar pelas crianças: precisamos formar novos corruptos, transgressores da lei, pessoas que possam fazer o que bem entenderem tendo em vista que extintas as mínimas formas de punição o que adiantará proibir?

Indiretamente estamos voltando ao: é proibido proibir.

Possivelmente o próximo projeto venha retirar todos os marginais das prisões do país para que não fiquem traumatizados, serão proibidos quaisquer tipos de castigos ou punições: todos nós só teremos direitos.

É comum as pessoas reivindicarem seus direitos.

Lembrando Clarice Lispector: Porque há direito ao grito. Então eu grito.

Direitos humanos, direitos autorais, direitos da mulher, direitos trabalhistas, direitos lingüísticos, direitos do consumidor, direitos da criança, direitos, direitos e mais direitos.

E os deveres?

Alguém já ouviu falar no Instituto dos Deveres Humanos, ou na Faculdade de Deveres; deveres da mulher, da criança, do jovem, do idoso?

Na dúvida, entrei na Internet e fui atrás dos sites de busca. Talvez eu estivesse errado nos meus conceitos, ou pré-conceitos.

No Google, encontrei 19.700.000 fontes de consulta para o item "direitos" e somente 1.720.000 para "deveres".

No Cadê, encontrei 37.600.000 fontes de consulta para o item "direitos" e somente 759.000 para "deveres".

No Yahoo, 38.200.000 fontes de consulta para "direitos" e 780.000 sites para "deveres".

É importante frisar que, mesmo quando encontrei informações sobre "deveres", a palavra vinha acompanhada dos "direitos": direitos (em primeiro lugar) e deveres disso ou daquilo, desse ou daquele.

Não é à toa que alguns jovens, por exemplo, no colégio, só exigem. Exigem professores com paciência ilimitada, exigem tolerância nos seus atrasos, exigem tolerância nos esquecimentos na entrega de tarefas, trabalhos e pesquisas, exigem conceitos ou notas maiores do que aqueles que realmente fizeram por merecer. Esquecem-se porém de que não cumpriram seus deveres. Não estudaram, não pesquisaram, não ficaram atentos durante as aulas, não acordaram a tempo de ir para o colégio, não dormiram cedo para acordar cedo, não fizeram suas tarefas.

O que nossos petistas vão colocar em lugar das palmadas? Pagarão eles tratamentos especializados, como sugere a lei, para todos as crianças ditas problemáticas?

Não é à toa que alguns funcionários exigem maiores salários, melhores condições de trabalho, direitos trabalhistas, tolerância para suas faltas constantes e até incompetência. Mas não participam de cursos de reciclagem, não fazem nenhuma tarefa além do estabelecido em contrato, não procuram ficar algumas horas a mais ou trabalhar algum dia extra para compensar os dias perdidos.

Não poder dar umas palmadas, ou seja, não corrigir de uma forma um pouco mais contundente, quando as palavras não bastarem, é ajudar na formação de políticos que, como eles, assaltam a nação de forma desavergonhada e despudorada: talvez, se tivessem levado umas palmadas quando crianças, lembrar-se-iam delas quando fossem agir como estão agindo.

O presidiário matou, roubou, estuprou, corrompeu, aleijou, fez órfãos e viúvas que nunca mais verão seus entes queridos. Na prisão, durante os motins, queima colchões, destrói cozinhas, arrebenta tudo o que encontra pela frente, ou seja, não cumpre e nem cumpriu seus deveres. Mas, ao ficar na prisão, exige direitos: boas condições de higiene, comida da boa e na hora certa, colchões para dormir, visitas semanais. Eles têm ao seu lado os Direitos Humanos.

E os necessitados de transplantes de órgãos? Ficam nas filas exigindo seu órgão, forçando as autoridades, exigindo o direito de continuar vivendo? E eu pergunto: durante suas vidas, foram doadores? Doaram sangue? Propuseram-se a doar órgãos? Cumpriram o dever de cidadãos? Tenho certeza de que a maioria não o fez.

Onde estão os defensores dos Deveres Humanos?

Assim não dá .

É por isso que tudo está como está . Mas não consigo aceitar que "...é assim porque é assim".

Se todos cumprissem seus deveres, e fossem punidos com umas boas palmadas quando não o fizessem, não haveria necessidade de Defensores de Direitos de quem quer que seja.

É preciso mudar essa mentalidade. Não podem existir direitos sem os respectivos deveres. Não podem esses políticos, que nem bons exemplos dão para a nação, tirar o direito de nós, os pais, educarmos de acordo com nossas convicções, os nossos filhos: ninguém está defendendo espancamentos irracionais.

Sugiro que os cinco petistas sejam encaminhados a programas de proteção à população, tratamento psicológico, cursos e programas de orientação de como encaminhar melhor as coisas públicas - afinal, foram eleitos para tal - e deixem aos pais a educação de seus filhos.

Antônio Carlos Tórtoro
Presidente da Academia Ribeirão Pretana de Educação

Link para o artigo: http://www.reescrevendoaeducacao.com.br/modules/artigosenviados.php?a=visualizar&artigoid=5

www.pilb.hpg.ig.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores