domingo, 11 de setembro de 2005

Por que sofre o justo?

Por que sofre o justo?

Porque sofre o justo, o reto, aquele que teme a Deus, aquele que teme a Deus, aquele que obedece ao Senhor, aquele que pratica a Palavra? A Bíblia diz: "Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Lembrai-vos da palavra que vos disse: não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou." (Jo 15.18)

Motivos pelos quais sofre o justo:

Motivo 1 - O justo sofre porque nós não é deste "mundo". Não pertence ao sistema dominado e dirigido por Satanás, que vive debaixo da regra do pecado. O evangelho é uma contra-cultura à cultura do mundo, e como pertencemos a este sistema nós o incomodamos. A nossa maneira de viver contraria o mundo, então ele quer nos colocar em servidão e nos aborrecer. Por isso o justo passa por sofrimento.

Motivo 2 - O justo sofre por um princípio: o servo não é maior do que seu Senhor. Se o Senhor sofreu, então o servo também estará sujeito aos mesmos sofrimentos porque o servo e o senhor estão espiritualmente ligados.

Motivo 3 - O texto diz ainda:"...por causa do meu nome..."O justo sofre por causa do nome de Cristo, que o diabo odeia. porque você proclama, vive e defende o cristianismo: "Mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte"(I Pe 4.16). Porque ele é um verdadeiro cristão, e se parece com Cristo. Se você parece com Cristo, você é luz, e a luz incomoda as trevas. As trevas não suportam a luz.

Motivo 4 - O justo sofre porque está sujeito às leis naturais que estão sobre a face da terra. Conforme diz Mateus 5.45: "Para que sejais filhos do Pai que está no céu; porque faz com que o Seu sol se levante igualmente sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos." e Eclesiastes 9.2:; Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento".

No contexto das leis naturais estão os males naturais, sociais e morais. Estamos sujeitos a tudo isso. Se há uma tempestade de ventos e muita chuva, morrem afogados o justo e o injusto. Numa inundação ou maremoto, como o que ocorreu recentemente na Ásia, o justo pode morrer ou perder alguém da família, ou a sua cada, assim acontecendo também com o injusto. As catástrofes, os terremotos, as tempestades são males naturais e também os atingem. O justo está sujeito a ficar desempregado e a passar aperto financeiro. Isto está dentro dos males sociais.

Os males morais são: A ganância exacerbada, de homens que massacram o semelhante, e a maldade do coração do homem. Eu e você, os justos, estamos sujeitos a todos esses males. Não é o diabo, não! São males que fazem parte da vida do ser humano desde que o pecado entrou na terra.

O justo sofre porque Deus permite. Mas o Senhor é soberano e tem poder para livrar qualquer um de todo o sofrimento.

Pr. Silas Malafaia

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores