quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O Homem sem forma e vazio

 O Homem sem forma e vazio

"... E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas..." (Gn.1:2).

No contexto bíblico esta passagem fala da criação do mundo, após a queda de satanás na terra que veio para deformar o perfeito, todos conhecemos muito bem esta historia que provavelmente foi a primeira que aprendemos, mais eu gostaria de falar obre a criação de um ponto de vista salvífico.

1. A Terra era sem forma: em outra versão também diz, que a terra estava desordenada literalmente fala da terra como o nosso globo terrestre, porém vejamos o homem representado de forma figurativa como a terra:

> O homem sem Deus é sem forma e desordenado, sem personalidade moral, definida, é desfigurada espiritualmente esta apartado dos caminhos do Senhor, e necessita urgentemente de ter forma, pensemos como um homem pode chegar na presença de Deus, se não conhece a Deus, ou ainda se conhece é através da religião e não da convicção que salva.

> O homem sem Deus é sem forma e desordenado, ou melhor é algo inexistente, pois esta morto para Cristo.

2. E Havia trevas: sem Deus o homem vive em trevas por isso o Senhor Jesus disse: que seria como um cego guiando a outro cego "...Deixai-os; são condutores cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova..." (Mt.15:14). As trevas é a situação que vivíamos quando não conhecíamos esta palavra de salvação para nossas vidas.

3. E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas: as vezes vivenciamos este drástico momento de vivermos sobre o abismo e ainda em trevas, e víamos que havia pessoas que desfrutavam do espírito de Deus, pois, o Espírito de Deus paira sobre a face das águas.

Mais houve algo ao lermos estes versos e no versículo 3 vemos a ordem de Deus "...Haja Luz...", o que aconteceu então as trevas se foram, chegou a luz e quando a luz não nos enganamos, um dia também vivíamos na escuridão e Deus ordenou para nós que brilhasse esta luz inacessível do Evangelho e sua palavra nos diz: "...O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz..." (Is.9:2), recebemos então o milagre da iluminação sobre nossas vidas.

O próximo passo era então era que houvesse separação entre as águas e a terra seca, pois uma terra seca não pode produzir nada porem a água muito pode produzir, Deus queria e quer uma separação rápida das trevas e da sequidão do mundo, pois para você já brilhou a luz (V.9).

A ordem de Deus é que esta terra produza frutos (V.11), éramos terra seca e desordenada antes da luz do evangelho em nossas vidas, porem após o trabalho de recuperação da terra, vem a ordem produza, recebemos a ordem de produzir, você devera produzir a 30,60 e 100. "...E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem... E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um..." (Mc.4:8,20).

Agora vinha uma nova ordem que produzisse luminares, nós também com nossa vida devemos produzir luz para tirar a outros das trevas, somos chamados através de nosso testemunho para sermos faróis para iluminarmos os que ainda são sem forma e vazio. "...se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa..." (Jó 31:26); "...Temer-te-ão enquanto durar o sol e a lua, de geração em geração..." "...Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua..." (Sl.72:5,7).

E ao final de toda esta mudança que o homem necessita tanto vem a benção do Senhor, e sobre esta benção é que nos estamos firmados, a Igreja do Senhor esta desfrutando destas bênçãos até que se cumpra o tempo determinado por Deus, eu e você não poderemos ser achados por servos infiéis, e sim que já temos as bênçãos do Senhor e devemos usufruir-la: "...E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra..."

Somos abençoados por Deus para darmos frutos nós somos feitos a imagem de Deus por isto devemos servi-lo e ama-lo sempre. "...Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor..." (2Co.3:18).

Você e eu somos chamados para deixarmos Deus nos moldar e nos guiar conforme o seu querer.

Não gostaria você hoje de ser feito a imagem e semelhança de teu criador?

Pr.dr. Wagner Teruel - Phd.Db.Dee.Thb/Lic

www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores