Para quando coçam os ouvidos...
Abro minha janela e vejo crise, altos juros, altos impostos. Tempos definitivamente bicudos, pelo menos no que me cerca. O mercado não está pra peixe. A maior parte do povo hoje, comparado a ontem, trabalha muito mais para obter muito menos. Como muitos trabalho feito doido, porque assim Deus me manda fazer, porque gosto, porque amo meus filhos, porque preciso.
Enfim, não faltam razões para que as pessoas sérias tenham mais o que fazer além de ficar inventando moda e discutindo sexo dos anjos. Mas, se assim creio e assim tento pautar minha vida (como muitos o fazem), existem os que disso discordam, haja visto o alto volume de novas modas que continuam surgindo.
Eu me refiro, com todo respeito e com meu assomado espanto, a certos ilustres líderes evangélicos, pastores, teólogos, apóstolos, e sejam lá quais outros títulos apareçam e por eles e que para eles sejam usados.
Tanta coisa séria para ser feita, tanta gente faminta, tanta criança sem escola, tanta gente necessitada, e eles seguem por seus seminários afora discutindo quem é Deus, como é que Deus é, se Ele tem cabelo longo ou curto, se Ele de fato sabe o futuro ou não, se o tal do livre-arbítrio existe ou não, se podemos ou não perder a salvação, se os anjos são assim ou assado, se a igreja subirá antes, depois ou durante a tribulação, se haverá milênio ou não. É o que chamo de 'eterna procura por leviatã'.
Alguns outros vão mais além. Não satisfeitos pela diletância acadêmica, ocupam-se de propor novas teologias, novas éticas, novos padrões, novas doutrinas. Afinal, os tempos de hoje são outros. Como esperar de um homem que possa se satisfazer com um só esposa? Como dizer aos jovens que mantenham-se puros? Por conta disso, vão ajeitando suas doutrinas, suas éticas e seus princípios para que se encaixem no padrão que levam e que julgam adequado que outros levem. Enfim, não é a Bíblia que os molda. Tentam o contrário, embora impossível: moldar a Bíblia aos seus interesses.
Mas, cá entre nós, isso lá é novidade? Não. Há muito tempo não. Veja o que Paulo diz a Timóteo, e a nós:
"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (2 Timóteo 4:3-4)
Ora, você está tendo problemas com sua igreja que não aceita seu ministério por conta de seu padrão de vida? Ora, procure bem que você vai achar facilmente uma comunidade com uma teologia onde 'seus problemas acabaram' (sem qualquer merchandising). Procurando com atenção hoje em dia você encontra comunidades de A a Z, para todos os gostos.
Ou então, será que você está se sentindo esquecido no ostracismo do ministério de uma igreja local? Gostaria de ser mais conhecido em sua denominação? Ora, um dos bons caminhos é inventar moda (siga os tantos exemplos por aí). Proponha uma nova ética, de preferência abrindo espaço para 'minorias perseguidas' pelos puritanos de plantão. Proponha uma nova forma de ver algo velho, mas usando metáforas e associações bastante didáticas. Use adjetivos e advérbios para dizer que o que você prega e canta é turbo, plus, master, profético, extravagante, levítico, é sei lá mais o que. É sucesso garantido, pelo menos por um certo tempo. E quando você começar a cair nas pesquisas, invente moda de novo. Então, com mais experiência ('agora com équiu´).
Siga seus desejos. Siga seus interesses. Reconheça a coceira existente em seu ouvido e procure um novo mestre que a faça passar.
É triste, mas é o que o mundo de hoje nos fala, inclusive o evangélico. Mas é bem diferente o que Deus nos diz, através de Paulo. Basta ver o texto todo:
"Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério." (2 Timóteo 4: 1-5)
Cura para a coceira nos ouvidos? A boa e sã doutrina, obtida diretamente da Palavra. Afinal, como dizia minha avó, coceira não se cura coçando. Coceira se cura passando o remédio que impede que ela volte.
Recomendação a todos nós?
Ora, pregue a boa, velha e eterna palavra, a que tempo for. Se não lhe derem ouvidos, siga pregando da mesma forma. Sempre há gente para escutar, mesmo que não sejam os maiores públicos.
Repreenda, corrija e exorte. Não conforme a tradição, não conforme esta ou aquela ética, não conforme manuais humanos e convenções falidas. Faça-o com paciência e doutrina - a santa e boa doutrina bíblica.
E seja moderado. Quando alguns dos seus saírem correndo atrás de outros mestres que trazem as novidades que fazem coçar seus ouvidos, controle-se, suporte o sofrimento. Já estava previsto que isto aconteceria. Faça sua obra, siga seu chamado, pregue o evangelho, desempenhe seu ministério. Pregue a Palavra. A boa, velha e eterna Palavra.
Carlos Sider - www.provoice.com.br
www.drogaespiritual.pilb.t5.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário