quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O conforto de Deus (Mateus 5:1-10)

O conforto de Deus - (Mateus 5:1-10)

Como pastor, estou constantemente conversando com pessoas que estão com o coração quebrado, estão passando por momentos difíceis, cujos olhos vertem lágrimas, lágrimas pesadas tamanha a dificuldade. É sobre isso que vamos falar nessa mensagem. A bênção de um coração quebrado; sei que isso pode soar estranho, mas do ponto de vista de Jesus, alguém que tenha um coração quebrantado, em pedaços, pode ser alguém bem aventurado.

Quero chamar sua atenção para o versículo 4: "Bem aventurados os que choram porque serão consolados". Quando você estuda essa passagem, à luz do texto grego, você vai notar que o termo utilizado aqui por Mateus para descrever a palavra "chorar" é um dos termos mais fortes da língua grega para esse estado de espírito; é a mesma palavra usada no Antigo Testamento para descrever o sentimento quando você perde alguém que muito ama. Em Gênesis 37:34 temos uma boa ilustração bíblica a respeito deste conceito. "Então Jacó rasgou suas vestes e se cingiu de pano de saco e lamentou o filho por muitos dias." Você se lembra dessa passagem? Foi quando os irmãos de José venderam-no como escravo, mas para ludibriarem o pai, eles pegam a túnica de José, passam sangue de animal e apresentam-na ao pai, sugerindo que algum animal o tivesse comido. O pai acredita e chora desesperadamente, um choro amargo, lágrimas salgadas correm-lhe pela face.

É isso que o texto está nos falando em Mateus 5. Fala-nos desse momento de dor, desse estado de espírito em que a pessoa não consegue conter as próprias lágrimas. Não fala sobre um momento de tristeza quando você consegue ter o equilíbrio necessário para segurar algumas lágrimas furtivas, não, Jesus disse que bem aventurados são os que choram e quando ele está dizendo isso, Ele está falando daquelas pessoas que não conseguem mais conter as lágrimas tamanha é a tristeza, a dificuldade que estão enfrentando. Literalmente poderíamos parafrasear este versículo da seguinte maneira: "Bem aventurada a pessoa que suporta as mais amargas dores que a vida pode trazer porque serão consolados."

Há um provérbio árabe que diz assim: "Se o sol brilhar sempre, isso produz um deserto." Os lugares onde o sol brilha todos os dias e o tempo todo, são lugares onde nenhuma planta cresce, nenhuma flor desabrocha, um lugar onde a morte e a sequidão imperam. Existem coisas que somente a chuva pode produzir. E, da mesma maneira, do ponto de vista espiritual, existem coisas que somente a luta, somente as lágrimas podem produzir. Você talvez esteja vivendo este tipo de situação agora. Você talvez esteja envolvido em problemas tão intensos que tem chorado constantemente. Mas lembre-se: bem aventurado é aquele que chora, ou seja, um paradoxo, uma opinião contrária dos que as pessoas poderiam dizer, do ponto de vista de Jesus, aqueles que choram são mais do que felizes. Porque aqueles que choram em Cristo serão consolados.

O sofrimento pode de fato produzir duas coisas em nossa vida. Ele pode produzir proximidade com outros irmãos. Quando tudo vai bem, quando o sol está brilhando, temos a tendência de nos afastarmos das pessoas; não precisamos delas, não precisamos freqüentar a igreja, não precisamos das reuniões de oração. Tenho percebido que quanto mais problemas as pessoas têm, mais elas se aproximam da igreja. As pessoas se envolvem de todas as maneiras possíveis porque elas estão sofrendo. Portanto, o sofrimento produz a proximidade com outros irmãos.
A outra coisa que o sofrimento pode produzir é a proximidade do conforto de Deus. Você se aproxima do conforto que Deus disponibiliza para você. E aqui há um ponto muito importante que precisamos entender. Em II Coríntios 1:3,4  Paulo explica o que esse consolo de Deus deve fazer em nossas vidas. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação. É Ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." Note, o consolo de Deus em minha vida me transforma num instrumento de consolação. Portanto, você que talvez agora esteja enfrentando esse momento difícil lembre-se: à medida que você recebe o consolo de Deus, Ele transforma você num instrumento de consolação. Bem aventurados aqueles que suportam as mais amargas dores que a vida pode trazer, porque eles receberão o consolo de Deus e Ele os transformará em instrumento de consolação.

A senhora Wayne é esposa de um pastor. Ela foi acometida por um câncer terrível, câncer de mama, e após uma série de tratamentos e cirurgias, ele teve de ser submetida a uma mastectomia, ou seja, a retirada do seio. Experiência horrível, ela enfrentou um sofrimento muito grande, mas ela também encontrou o consolo de Deus. Hoje, essa senhora dedica-se a consolar outras mulheres que enfrentam problemas semelhantes. Ela ora e conversa com essas pessoas, pessoalmente ou por telefone e ainda escreve cartas de consolo, conforto e encorajamento. Mas como ela conseguiu se tornar tão envolvida, tão interessada, onde ela encontrou inspiração para consolar essas pessoas? Paradoxalmente ela encontrou isso quando ela mesma sofreu, quando ela chorou e recebeu o consolo de Deus.

Leandro Tarrataca

www.pilb.t5.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este texto de ajuda... Parabens!!!

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores