domingo, 23 de dezembro de 2007

Cuidado com o Natal

No Natal relembramos o nascimento glorioso do Salvador. Todos deveriam se sentir felizes com essa relembrança. No entanto, na prática não é assim. Nesta quadra do ano muitos sofrem por causa do Natal. Que cuidados deveríamos tomar para que celebremos esta data com alegria?

Se a festa é de alegria devemos ter cuidado para não ficarmos tristes. Embora tenhamos no Natal motivo para ficarmos alegres, há pessoas que se entristecem. São pessoas que seguem o modelo de comemoração estabelecido pela sociedade pagã e sem Deus.

Essa sociedade coloca em nossa mente que Natal significa adquirir coisas. A TV diz que devemos comprar roupas, jóias, eletrodomésticos, carros, etc. As pessoas devem comprar todas estas coisas, não porque é Natal, mas pela necessidade de suprir a falta delas.

Além disto, o Natal serve até para falsas reconciliações. Há muitos que vivem às turras durante o ano, um presentinho qualquer conserta tudo nesta época, findo o Natal, as coisas voltam à estaca zero no relacionamento. Essas coisas entristecem o verdadeiro espírito natalino, que é alegria pelo nascimento de Jesus (Mt 1,18-25).

Cuidado para não ficarmos doentes é uma outra preocupação no Natal. Há pessoas que levam uma vida saudável durante o ano, quando chega esta época liberam geral no hábito de comer, por isso adoecem. As doenças surgem por causa da qualidade de alimentação que é acrescentada ao cardápio, atacando o aparelho digestivo.

Algumas sugestões alimentares são de países frios, quando os produtos são trazidos para cá, estamos em pleno verão de 40 graus, com o sol a pino, não há organismo que suporte. Por isso, avelãs, passas, nozes e bebida alcoólica, nem sempre caem bem no organismo. Não fique doente neste Natal.

Cuidado para não pecar deve ser outra preocupação de nossa parte. Os festejos do Natal no mundo sem Deus seguem o modelo de festas romanas em honra ao deus Saturno. Era uma festa promíscua, com muito sexo, comida e bebida.

A tudo isto, o mundo moderno chama de Natal. Devemos ter cuidado para não sermos contaminados pelo espírito mundano desse Natal. Qual seria a nossa atitude se alguém comemorasse o nosso aniversário triste, doente, e com pecado? Por certo não gostaríamos, nem Jesus em seu aniversário. Reflita! O Natal é alegria, não é tristeza.

Pr. Antonio Carlos de Lima

www.pilb.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores