segunda-feira, 20 de abril de 2009

O nojo de Deus

A Bíblia nos diz que há uma coisa pela qual Deus tem repugnância. Ela fica evidente no texto de Isaías 1.13: "Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim... Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniquidade". A vida ímpia de Israel não correspondia à intenção da sua adoração. Deus tem nojo da adoração que não tem correspondência com uma vida de santidade dos adoradores.

Numa das igrejas que pastoreei, certa vez foi convidado um famoso conjunto para se apresentar em uma das noites do congresso jovem. Quando subi para o templo a jovem dirigente estava orando. Nos dois últimos bancos estava sentado um grupo de jovens rindo e conversando enquanto o povo orava. "São visitantes não crentes", pensei. Ao final da oração a dirigente chamou o conjunto visitante para se apresentar. Qual não foi o meu espanto quando aqueles jovens, que tanto depreciaram a oração, se levantaram e foram à frente. Tocaram, cantaram, fizeram coreografias e falaram, tudo em alto volume. Ao final do culto um casal da igreja foi a uma pizzaria lanchar. Já estavam acomodados e iam pedir sua pizza quando, para sua surpresa, entraram os jovens do conjunto que acabara de se apresentar no templo. Os jovens sentaram-se e começaram a rir e conversar. Os palavrões fluíam com naturalidade. Em poucos minutos alguns daqueles jovens estavam fumando e os garçons começaram a servir cervejas, vinhos e outras bebidas alcoólicas. O casal se sentiu tão mal que cancelou sua pizza e foi embora. Evidentemente, aqueles jovens não estavam vivendo a vida de espiritualidade e santificação indispensável para que o seu louvor fosse aceito. Eles haviam prestado a Deus uma adoração da qual ele tem nojo.

O pastor que idealiza e preside os atos de culto de uma igreja tem que ser um servo fiel que busca viver de forma santa. Caso o pastor seja desonesto nos seus negócios, infiel com a sua família, adúltero e relapso em seus compromissos, no momento em que ele estiver dirigindo o culto, diz o profeta, Deus terá nojo daquele incenso, pois este ato de adoração não corresponderá à vida do sacerdote que o está queimando.
Caso uma igreja esteja dividida em facções e malquerenças os irmãos passam a semana espalhando intrigas. Já se a igreja está sendo infiel à Palavra de Deus, perdeu a visão espiritual missionária ou se aceita o pecado em seu seio com naturalidade, se os crentes não mostram interesse pelos órfãos, pelas viúvas, pelos pobres e não demonstram amor para com os que sofrem, quando esta igreja se reunir no domingo para um ato de culto pode ter certeza de que Deus terá repugnância deste ato de adoração, como Jesus escreve aos laodicenses: "Assim, porque você és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca" (Apocalipse 3.16).

Porém, além de ser santo e reto, Deus também é misericordioso. A justiça de Deus jamais se dissocia da sua compaixão. Ele se enoja da adoração que não corresponde à vida dos adoradores. Entretanto, ao mesmo tempo ele os convida e desafia a uma mudança interior para que a adoração deles lhe seja agradável: "Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem (...) ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã" (Isaías 1.16-18).

Deus quer ser adorado, pois ele sabe que a adoração nos faz bem e dá-nos paz e forças para viver. Porém, ele não aceita a adoração, seja através de cânticos ou de pregação, que não corresponda à santidade de vida dos adoradores. Deus se enoja de uma adoração hipócrita, mas ouve, acata e justifica a adoração sincera que começa com a confissão do pecado, a busca pelo perdão divino e a santificação para um viver que resulte na adoração que alegra o seu coração. Que adoração estamos prestando ao Senhor? A que lhe agrada ou aquela da qual ele tem nojo?

João Falcão Sobrinho

www.pilb.blogspot.com

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores