sexta-feira, 10 de abril de 2009

Salvação

De todas as coisas que a Bíblia nos ensina, a mais importante é, sem dúvida, a obra de Salvação que Deus, por iniciativa própria, iniciou desde o momento em que o homem, por sua vontade, escolheu "ser igual a Deus" (Gênesis 3:5).

A História da Salvação descrita em cada página das Escrituras é a seguinte: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (João 3:16).

Ao contrário daquilo que o diabo disse a Eva no Jardim, que ela não haveria de morrer se provasse do fruto (Gênesis 3:4), o que vemos é bem diferente. Como o próprio Jesus disse, apenas aqueles que crêem terão a Vida Eterna.

Cabe a nós, diante dessas coisas, definirmos alguns pontos:

1. Quem são os salvos?

Em João 10, versículos 14 e 26-27, podemos entender melhor quem são os salvos. Jesus diz no versículo 14 que Ele é o Bom Pastor, e que Ele conhece Suas ovelhas, e elas O conhecem. Da mesma forma, nos versículos 26 e 27, lemos que "vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, Eu as conheço e elas me seguem".

Os salvos são todos os cristãos que experimentaram um novo nascimento (João 3) e que reconhecem e seguem a voz de Seu pastor, que é Cristo. Muito mais que atitudes externas como ir à Igreja, cantar cânticos e levantar as mãos ou até mesmo ler a Bíblia, ser salvo significa ser um Cristão verdadeiro, que sabe identificar a voz de Cristo em meio ao complicado mundo em que vivemos.

A necessidade por um novo nascimento se dá pelo fato de sermos pecadores, e toda a nossa natureza está impregnada de pecado. Um Novo Nascimento não significa apenas a renovação de uma determinada parte de nossas vidas, mas sim a renovação de toda a nossa natureza. Quando Jesus diz que devemos nascer "da água e do espírito", Ele diz que a água é o Espírito, e assim, precisamos então da purificação proveniente do Espírito. A metáfora com a água é aplicada, pois, pela nossa natureza atual, além de sujos pelo pecado, somos secos, ressequidos pela falta de vida.

Ser salvo, e, portanto, ser um cristão verdadeiro, é ter nascido de novo, estar comprometido com a causa do Evangelho e com o Reino de Deus, mesmo estando neste mundo. Não devemos nos fechar em uma bolha, mas sim, experimentarmos plenamente a alegria de sermos salvos. Se não fosse assim, Jesus já nos teria tirado do mundo no momento em que deixamos de resistir ao Seu chamado, mas pelo contrário, Jesus, orando ao Pai, pediu que Ele não nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do maligno (João 17:16).

Tendo visto que os salvos são aqueles que reconhecem e seguem voz de Cristo, passemos ao segundo ponto:

2. O que podemos fazer para sermos salvos?

Felizmente, nossa salvação está muito pouco relacionada ao que nós podemos fazer para obtê-la. Na verdade, nada podemos fazer para recebê-la ou merecê-la. O Senhor Deus disse que Ele tem misericórdia de quem Ele quiser (Romanos 9:15), e Ele também disse que não há nenhum justo, ninguém digno de merecer essa misericórdia (Romanos 3:10).

Assim, você pode perguntar: "mas se nada podemos fazer para sermos salvos, como podemos então ficar felizes?" Ao que eu digo: justamente por não podermos fazer nada, podemos perceber quão grande benção é, pela Graça Eterna e Abundante de Deus, recebermos este que é o maior dos dons.

A Palavra de Deus nos diz que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai, senão por Ele (João 14:6). A Palavra também nos diz que todo aquele que o pai dá a Jesus, esse irá até Ele (João 6:37a) e que ninguém pode ir a Cristo sem que Deus o tenha atraído a Ele (João 6:44).

Nada podemos fazer para sermos salvos, e mesmo assim, milhares de pessoas encontram a salvação em Cristo todos os dias. Como podemos entender tamanha Graça e Misericórdia? Apenas crendo que Deus é Soberano sobre todas as coisas.

Agora que sabemos que nossa salvação é pela Graça, através da fé, e que isso não vem de nós, mas é dom de Deus (Efésios 2:8), passemos adiante.

3. Como saber se sou salvo?

Lemos em Romanos 8:16 que o Espírito de Deus dá certeza ao nosso espírito de que somos filhos de Deus, e é apenas desta forma que temos convicção de nos chegarmos a Deus e sermos não só recebidos, mas também ouvidos.

Não há, nem nunca haverá, algo como uma "perfeição cristã". Uma vida de santidade não significa uma vida perfeita, livre de erros. Dizemos isso pois o que isso gera nos corações pode ser enganoso: de fato, há muitas pessoas que julgam viver uma vida perfeita diante de Deus, mas essa certeza baseia-se apenas em esforços próprios - as obras, e como já vimos em Efésios 2:8, isso não vale de nada. Da mesma forma, há inúmeros cristãos que, desanimados com pecados cometidos, julgam que nunca poderão ser fiéis a Deus, e caem no mesmo erro do primeiro grupo.

A certeza da salvação é algo do Espírito, e não da carne. O que de fato somos? Santos[1] Pecadores, nada além disso. Da mesma forma que um dia confiamos a Cristo as nossas vidas, devemos confiar Nele no que diz respeito à nossa salvação. Tendo ouvido a Sua voz nos chamar um dia, sabemos que ouvimos a voz do Pastor, então somos Dele. O que faremos a partir deste momento, o Espírito nos dirá, e seguiremos como uma folha é levada pela correnteza de um rio, ou seja, sendo levados pela vontade de Deus. Mas uma coisa é necessária: que nunca deixemos de ter certeza de nossa salvação, mesmo em meio às lutas, aflições e tentações.

4. Posso perder minha salvação?

Podemos ter a mais absoluta das certezas ao responder que não, nós nunca iremos perder a nossa salvação em Cristo. Jesus, em João 6:37, diz que toda pessoa que é dada por Deus a Ele de maneira alguma será lançada fora, ou rejeitada. No verso 39, Ele diz que a vontade do pai é que nenhum dos que foram dados a Jesus se perca. Também vemos em Romanos 11:29 que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Ou seja: uma vez que Deus os dá, Ele não toma de volta.

Entendemos que há em nosso meio casos de pessoas que, tendo conhecido o Amor de Deus, tornaram a voltar ao mundo, dando as costas ao Senhor. Uns dizem que estes perderam a salvação, mas creio que seria o caso de nos avaliarmos as possibilidades. Primeiro caso: foram eles um dia, de fato, salvos por Cristo Jesus? Ou ainda, um segundo caso: será mesmo irremediável a situação dos desgarrados? Pois se sabemos que Deus é Fiel e a Sua Palavra também é Fiel e verdadeira, haveria Ele de mentir? Seria a Bíblia uma farsa quando diz que nenhum homem haveria de se perder, daqueles que Deus enviou a Cristo?

Entendemos que o que ocorre no primeiro caso é que tais pessoas não tiveram um verdadeiro encontro com Cristo, mas apenas demonstram, externamente, sinais de uma pretensa "conversão". Cabe a nós orarmos por eles, a fim de que possam conhecer, de fato, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Já no caso dos irmãos desgarrados, creio que devamos também orar, mas certo e confiantes de que Cristo, como o Bom Pastor que é, há de resgatar essas ovelhas e trazê-las de volta ao aprisco, para que uma vez ainda sintam-se guiadas pela forte mão do Senhor.

Que Deus nos abençoe hoje e sempre e a Ele, somente, seja dada toda Glória. Amém.

Eduardo Mano

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores