sábado, 20 de agosto de 2011

Confiança em Deus

"E Saul e os seus homens se foram em busca dele (Davi); o que anunciaram a Davi, que desceu para aquela penha, e ficou no deserto de Maom; o que ouvindo Saul, seguiu a Davi para o deserto de Maom. E Saul ia deste lado do monte, e Davi e os seus homens do outro lado do monte; e, temeroso, Davi se apressou a escapar de Saul; Saul, porém, e os seus homens cercaram a Davi e aos seus homens, para lançar mão deles. Então veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra. Por isso Saul voltou de perseguir a Davi, e foi ao encontro dos filisteus; por esta razão aquele lugar se chamou Rochedo das Divisões. E subiu Davi dali, e ficou nos lugares fortes de En-Gedi". (I Samuel 23:25-29)

Saul estava perseguindo Davi. Davi estava fugindo, mas Saul foi mais astuto e cercou Davi. Mas um mensageiro informa a Saul que os filisteus com ímpeto (violência) entraram na terra. Saul precisou voltar com seus soldados para combater os filisteus. E Davi foge mais uma vez. Davi sabia que Saul tornaria a persegui-lo! O que você faria se estivesse nessa situação?

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade". (Salmo 57:1-3)

Davi clamou a Deus por misericórdia! (Misericórdia = Bondade, Amor e Graça para com o ser humano). Davi pediu para que Deus lhe protegesse (provavelmente Davi escreveu este Salmo quando se escondeu de Saul em uma cova - I Samuel 22-24).

"E sucedeu que, voltando Saul de perseguir os filisteus, anunciaram-lhe, dizendo: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi. Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre os cumes das penhas das cabras montesas. E chegou a uns currais de ovelhas no caminho, onde estava uma caverna; e entrou nela Saul, a cobrir seus pés; e Davi e os seus homens estavam nos fundos da caverna. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul". (I Samuel 24:1-4)

Depois de resolver o problema com os filisteus, Saul descobre onde Davi poderia estar escondido. Saul escolhe a dedo 3000 homens para encontrar e matar Davi. Davi estava com aproximadamente seiscentos homens (I Samuel 23:13). Os soldados de Saul se dividem para procurar Davi, então Saul encontra uma caverna e entra nela! (Note que Davi e seus homens estavam nos fundos da caverna). Deus entregou Saul nas mãos de Davi. Saul estava com 3000 mil homens e foi SOZINHO EXATAMENTE NO LUGAR onde Davi estava escondido!. Por que Deus deu a vitória a Davi? A resposta está no versículo 1º do Salmo 57: "[...] a minha alma confia em ti". Davi confiou em Deus! Deus é o único em Quem podemos confiar!

Por que podemos e devemos confiar em Deus?

1°- Porque Deus é justo! A justiça é de absoluta importância para Ele. Quando o mal é cometido, Deus está vivamente consciente do mesmo. Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é (Deuteronômio 32:4).

2°- Porque Deus é o vingador! A Sua Palavra promete que ele vingará o mal que foi/for feito. Ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente! (Salmos 94:1). Muitas vezes nós nos preocupamos com certas situações, e queremos agir com nossas próprias mãos, e esquecemos de que Deus está no controle de tudo!

3°- Porque Deus transforma! Ele promete operar efetivamente na transformação da vida daquele que pratica o mal. Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho (Hebreus 12:6). Deus tem o poder de transformar ou mudar qualquer situação! (trabalho, saúde, família, etc.). Porque para Deus nada é impossível (Lucas 1:37).

4°- Porque Deus nos protege! Deus protege aqueles que confiam nEle. Amai ao SENHOR, vós todos os que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba (Salmos 31:23). Devemos estar seguros de que Deus nos protege em qualquer situação! Assim como Davi: [...] e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades (Salmo 57:1).

Podemos e devemos confiar em Deus:

a) Buscando (orando, sabendo que Deus é o único que pode nos ajudar em uma situação difícil). Mateus 6:33: Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

b) Conhecendo a Sua Palavra (lendo e estudando a Bíblia). Êxodo 20:6: E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos (Misericórdia= Bondade, Amor e Graça de Deus).

c) Praticando (entregar TUDO nas mãos de Deus e descansar) Mateus 7:24: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Prudente= que tem conhecimento).

O que nos falta para entregarmos tudo a Deus? Será que hoje podemos dizer que confiamos verdadeiramente em Deus?

Jonatas Sales de Lima
(Igreja Batista da Bíblia de Jundiaí)

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores