sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A Psicologia de Salomão na Educação dos Filhos

A Psicologia de Salomão na Educação dos Filhos

Salomão foi o homem mais sábio de todos os tempos, tendo recebido a sua sabedoria diretamente do próprio Deus.

Em nada menos que seis textos, no livro de Provérbios, ele fala da educação de filhos. Em cinco deles Salomão fala a respeito do uso da vara, da educação dos mesmos, como meio eficaz para conduzi-los a uma vida de sucessos e a um final feliz.

Os Psicólogos de nossos dias, na sua esmagadora maioria, (se bem que muitos nos últimos anos, pela experiência desastrosa que puderam presenciar pela enorme quantidade de delinqüentes havidos após a propagação de tão desastroso ensino), se acham entendidos do assunto, e com seu humanismo exacerbado têm conseguido mudar a cabeça de muitos pais e avós, que deixando de lado os preceitos estabelecidos e firmados pelo próprio Criador, em seu manual, a Bíblia Sagrada, têm deixado de lado ensinos tão simples, porém profundos e eficazes, deixando de lado o que de fato pode, com sabedoria em seu uso, sem espancamentos e com diálogos, com amor, respeito e carinho dar a verdadeira educação aos pequeninos. É a troca do certo pelo duvidoso! É a troca do eficaz pelo ineficaz! Do método de Deus pelo método do homem!

Não que seja fácil educar, nos moldes bíblicos. É mais fácil ver a criança fazer o errado, as peraltices, as gracinhas "sem graça", e acharmos engraçadas, e em alguns casos até contar vantagens para os amigos.

Guardo com muito carinho em minha mente a lembrança (não das surras, pois não sou masoquista), mas do fato de meus pais terem sabido educar a mim e a meus irmãos. O uso da vara foi precioso, no momento certo. Não me recordo, nem por uma só vez, de meus pais terem se excedido na aplicação de corretivos. Foram comedidos e sensatos, e obedientes às ordens de Deus estabelecidas principalmente nos textos abaixo: Provérbios 22:6 Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios 13:24 O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina. Provérbios 22:15 A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela. Provérbios 23:13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. Provérbios 23:14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno. Provérbios 29:15 A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.

Mas atendendo também o que Paulo prescreve em Efésios 6:4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Colossenses 3:21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados. Hebreus 12:7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Hebreus 12:8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

Infelizmente, hoje, vemos muitos pais que vêem seus filhos estragando, quebrando, em eminentes perigos, mordendo outras crianças, batendo, xingando, gritando, e nem ao menos conseguem se impor, corrigindo-os. Lembremo-nos que somos mordomos de Deus em relação aos nossos filhos. E de tudo o que Deus colocar em nossas mãos, Ele pedirá contas a nós.

Sejamos sábios e obedientes. Leiamos livros de homens e mulheres de Deus, que nos ensinam como educar melhor aos nossos pequeninos. A Bíblia é um ótimo livro para se ler, sobre o assunto!

Em Cristo Jesus,

Rev. Josiel

www.pilb.t5.com.br

 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores