terça-feira, 29 de julho de 2008

Por que você não retornou a Jesus para agradecer-lhe pela cura?

E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. (Lc 17.11-19)

O texto acima nos mostra a ação de Jesus acolhendo e curando dez leprosos e também a Sua perplexidade ao ver que somente um voltou para glorificar a Deus, ou seja, agradecer pela cura. Vemos aqui que a ingratidão não é problema apenas dos dias atuais, pois já nos tempos de Jesus havia ingratidão no coração das pessoas.

Johnson Bnanabaranan, pastor na Índia, em seu livro "Uma nova dança" (p. 37 e 38), escreveu uma reflexão sobre os motivos que teriam levado os nove leprosos a não voltarem e agradecerem a Jesus pela cura. Diz esta reflexão, intitulada por ele como "Entrevista com os dez leprosos":

"A nove homens, que antes haviam sido leprosos, eu fiz a mesma pergunta: Por que você não retornou a Jesus para agradecer-lhe pela cura? Eis aqui as respostas:

1 - De natureza não sou ingrato. Todavia eu queria primeiramente mostras a minha família e a meus conhecidos que eu estava são, depois eu queria agradecer - mas Jesus já tinha ido adiante...

2 - Com certeza, eu quis agradecer a Jesus, mas evidentemente não junto com aquele samaritano, pois sou um israelita piedoso. Antes, porém, que eu encontrasse um garoto para enviá-lo, Jesus tinha seguido adiante...

3 - Eu queria agradecer não apenas com palavras vazias, mas com um presente. Porém, como sou homem pobre, não encontrei nada adequado...

4 - Por princípio eu tencionava agradecer a Jesus. Quando me apresentei ao sacerdote eu estava curado mas eu não sabia se isto era duradouro. Agora que o sei, Jesus não está mais aqui...

5 - Quase retornei com o samaritano para agradecer a Jesus. Mas então eu teria que dizer diante de muitos que estavam com ele: eu era leproso - tu me curaste. Para isso eu sentia vergonha e não fui junto...

6 - Para dizer a verdade, eu quis agradecer a Jesus - mas recordei-me de que ele, por tão grande bem que faz a muitos, não espera agradecimentos. Então deixei de fazê-lo também...

7 - Em geral não sou ingrato - mas na alegria do reencontro com a minha família esqueci-o completamente; e quando me lembrei de novo, Jesus já tinha continuado a sua caminhada...

8 - Havia muitos leprosos. Certamente foi minha vida decente que comoveu Jesus a curar justamente a mim...

9 - Creia-me, eu queria agradecer-lhe. Mas a maioria não voltou e eu sigo sempre a maioria...

Então Indaguei o samaritano: - Por que o senhor agradeceu?

Ele respondeu: - Sem respirar não posso viver. Sem agradecer a Jesus eu não podia retornar para casa."

Todos os nove leprosos tiveram suas desculpas para não voltar e agradecer a Jesus. Desculpas todos também temos. Mas não devemos nos agarrar a desculpas. Pelo contrário, devemos seguir o exemplo do samaritano.

E você, qual será a sua desculpa?

Dony Augusto

www.pilb.blogspot.com

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores