quinta-feira, 26 de abril de 2007

Comida rápida tem efeitos colaterais

Comida rápida tem efeitos colaterais

"até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. ..Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." (I Tm 4:13,15,16)

A tecnologia tem proporcionado invenções capazes de moldar a mentalidade de seu usuário, como é o caso do forno microonda. Dentre todos os petiscos feito no microonda, o miojo é um prato emblemático, isto porque a simplicidade de seu preparo caracteriza aquilo que é prático, rápido e instantâneo. Seu preparo exige apenas que se coloque o macarrão com 300 ml de água numa vasilha própria para microondas, deixe por 5 minutos. Então coloque o tempero e está pronto para servir.

É com esta mentalidade que a moderna mentalidade cristã tem lido a Bíblia e formado suas convicções teológicas. Para estes crentes modernos tudo acontece de forma rápida e pronta, do mesmo modo como se servem de comidas congeladas, sanduíches e outros tipos de comidas rápidas. O que estes cristãos não percebem é que "comida rápida" é uma legítima invenção americana que traz consigo terríveis efeitos colaterais.

O primeiro restaurante de comida rápida, chamado em inglês fast food, surgiu em 1921, no Estado do Kansas (1). Na década de 40 apareceram os drive in, popularizando este tipo de serviço, onde os clientes pediam suas refeições do próprio carro, vindo com copos, pratos e sacos descartáveis (1). Este conceito tem estado bem presente entre os cristãos modernos com os chamados ventos de doutrinas montadas por homens fraudulentos, cuja intenção é dar vazão a maquinação de seus erros. (Ef 4:14)

No Brasil a comida rápida chegou em 1952, por meio de uma lanchonete localizada no Rio de Janeiro, denominada Bob`s. Aqui uma outra grande rede ganhou vigor, a partir de 1989, a rede Habib`s, a maior cadeia de fast food de comida árabe do mundo. Tanto no Brasil, quanto nos EUA, quanto no resto do mundo, os irmãos McDonald`s são lembrados por popularizar os hambúrgueres entre os operários. Assim como o fast food se tornou conhecido, no mundo, ganhando adeptos aguerridos, proliferou nas igrejas um farto cardápio de doutrinas para atender a todos os gostos, menos a vontade de Deus, como a teologia da prosperidade, que substitui "o evangelho da graça" pelo "evangelho" da ganância" (2), transformando Deus num mero serviçal dos caprichos humanos. A pesquisadora de religião Mary Schultze constatou que o outro lado da moeda desta pregação de prosperidade e saúde perfeita tem seu lado negro:

"E. W. Kennyon faleceu vitima de um tumor maligno. John Wimber e seu filho Chris morreram de câncer. A . A. Allen morreu de alcoolismo. John Lake morreu de um colapso. Gordon Lindsey morreu do coração. O cunhado de Kenneth Haigin morreu de câncer. O mesmo aconteceu à sua irmã. Sua esposa foi operada e o próprio Haigin usou óculos até morrer. Kathryn Khulmann morreu do coração. Daisy Osborne morreu de câncer, jurando que havia sido curada. Jamie Buckingham morreu de câncer. Fred Price conseguiu uma quimioterapia para a sua esposa. John Osteen procurou ajuda médica para curar o câncer da esposa. A esposa de Charles Capps fez tratamento médico de câncer e também Joyce Meyer. Mack Timberlake está se tratando de um câncer na garganta. R. W. Shambach fez quatro pontes safenas. O Profeta Keith Greyton morreu de AIDS". (2)

Como as comidas rápidas precisam ser padronizadas para dar rendimento e produzir lucros, por causa de seu baixo custo, as técnicas de enlatar, congelar e desidratar os hambúrgueres, batatas fritas e pães, foi preciso adicionar aromas artificiais feitos por produtos químicos para produzir o gosto do fast food (1). A moderna mentalidade cristã também teve de produzir seus apóstolos e profetas para corroborar as doutrinas criadas pelos homens que não eram fundamentadas na doutrina "dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina" (Ef 2:20), apóstolos estes que precisam preencher o critério de serem homens que conviveram com os 11 apóstolos, desde o batismo de João até a elevação do Senhor após a ressurreição (At 1:21), única exceção de Paulo, que viu o Senhor da glória como a um abortivo (I Co 15:8). A química produzida por estes pretensos apóstolos e profetas deram sabor aos ventos de doutrinas apenas porque satisfaziam aos desejos de ouvintes sequiosos de coisas agradáveis (II Tm 4:3).

Só nos EUA, no ano 2000, o fast food foi além da cifra de 100 bilhões de dólares, superior ao que foi gasto com ensino superior, carro novo ou computadores (1). O resultado é mais da metade dos adultos e 25% das crianças acima do peso, sendo a obesidade a segunda maior causa de morte no país (1). Do mesmo modo os ventos de doutrinas proliferaram na igreja como ervas daninhas, trazendo práticas judaizantes do tipo que utiliza símbolos, datas e festividades judaicas como ordenanças para a igreja e exigência de confissão de pecados aos líderes; realização de atos proféticos para impor exigências ao mundo espiritual visando alcançar conquistas terrenas (2). Acrescenta-se ainda o movimento G12, sistema para crescimento da igreja por meio de células baseado nas 12 pedras do peitoral dos sacerdotes e nos dozes apóstolos escolhidos por Cristo (seria mais seguro usar o número 11, pois um foi o traidor), criando a mística do número 12 (3). Não é possível esquecer as unção do paletó que derruba o indivíduo, a unção da gargalhada e a unção do dente de ouro, na certa para mastigar a comida rápida ainda mais rápido.

Por conta de todos os efeitos colaterais que a comida rápida trás, foi inaugurado um outro movimento, o da comida lenta, isto em 1989, na Itália. Sempre que um extremo atinge o ápice de seu desvairo, um outro movimento em efeito contrário dá inicio. Mas no que diz a palavra de Deus, nada se inventa, antes se obedece. Paulo, chamando a atenção de Timóteo, declarou que ele não devia fazer da comida rápida sua fonte de alimentação, antes deveria aplicar-se à leitura, ocupando-se nela com a totalidade de seu ser, tendo cuidado de si mesmo e do conteúdo de seu ensino, perseverando nisso para que o seu aproveitamento fosse visível a todos (I Tm 4:13,15,16).

Nós temos que compreender que cada cristão tem o direito ao livre exame e interpretação das escrituras para que ninguém seja enganado pelos ventos de doutrinas que tem assoprado com tanta intensidade o arraial dos santos. Não é aceitando qualquer produto rotulado que o cristão vai crescer no conhecimento da palavra do Senhor, antes deve seguir a instrução do sábio Salomão, que diz:

"Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará. Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará. Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida. Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão. Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás. Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida. Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo." (Pv 4:5-15)

Seguramente não é com 5 minutos que se adquire esta sabedoria, o verdadeiro cristão não é tipo microondas.

Cezar Andrade Marques de Azevedo


(1) http://mundoestranho.abril.com.br/edicoes/29/almanacao/conteudo_mundo_43508.shtml

(2) http://www.cacp.org.br/ventos_de_doutrinas1.htm

(3) http://www.agirbrasil.org/Apol_Geral/G12.html

www.drogaespiritual.pilb.t5.com.br

 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores