segunda-feira, 9 de abril de 2007

Ser Cristão é...

Ser Cristão é...

Ser cristão tornou-se sinônimo de ser bem sucedido nos diversos sentidos da vida. Para alguns pregadores, se o cristão se apresenta com problemas de saúde, certamente é por que não está em paz com Deus. Assim sendo, o diabo toma conta do organismo e ataca com suas maldades. Outros afirmam que, se o crente vai mal nas finanças, é por que não está sendo fiel nos dízimos e ofertas. Estas são algumas das respostas mais comuns para os problemas apontados.

Alguns ensinam que precisamos ser ricos, famosos e cheios de pompas. Dizem que o cristão pobre em geral está com problemas de relacionamento com Deus. Se isto fosse verdadeiro, o que dizer então dos nossos irmãos que vivem nos países africanos, em Honduras, Timor Leste; e aqueles do nordeste brasileiro? Estariam destituídos de qualquer direito a salvação. Ser rico, nunca foi sinal de vida com Deus. Ser pobre, também nunca foi prova de vida afastada de Deus. A Bíblia pode ser o tira-teima para a questão.

Hoje, em meio a tantas doutrinas que surgem todos os dias, as pessoas ficam sempre na dúvida sobre sua vida de cristão. Falta seriedade nos ensinos de muitos pregadores. Quando vendem suas idéias, esses "mestres" criam sérios problemas para pastores que procuram instruir seus fiéis, dentro do que ensina a Bíblia. Criam divergências desnecessárias, além de venderem a idéia de que eles são os verdadeiros doutrinadores. E isso não corresponde à verdade.

Tais pregadores ensinam métodos milagrosos para a pessoa alcançar as bênçãos que deseja para a sua vida. Falam em quebra de maldição hereditária, métodos de cura interior, técnicas de meditação, e por ai vai uma lista enorme de "exercícios" espirituais, sem os quais, dizem tais pregadores, ninguém alcança a misericórdia de Deus. Tudo não passa de um tremendo papo furado.

A Bíblia nos ensina coisas básicas como, "Tudo o que pedirdes, crendo recebereis", "Pedi, pedi e dar-se-vos-á", "qualquer que vier a Mim, de maneira alguma o lançarei fora", além de outros e um muito importante que é "Vinde a Mim todos vós cansados e oprimidos" (Mt. 11:28-30). Apenas estes textos seriam suficientes para derrubar as heresias que invadem as igrejas nos últimos tempos.

Vemos que os famosos pregadores realizam seminários, encontros, simpósios, congressos e tantos outros eventos onde se ensinam as mesmices. Uns mais eloqüentes e outros mais comedidos, mas todos querem vender suas idéias, sua doutrinas, seus métodos miraculosos, quase mágicos que, em tese, podem levar as pessoas a uma vida mais íntima com Deus. É simplesmente lamentável.

Brennan Mannig, em sua rica obra "O Evangelho Maltrapilho", lançado no Brasil, em 2005, trata da questão e dá a resposta para todas as dúvidas sobre a vida cristã. Ele trata do assunto sem "frescurizar" o evangelho de Jesus Cristo. Ele não cria nenhuma doutrina nova, não aponta idéias próprias, observando apenas o que diz a Bíblia. O amor é o fundamento para todas as conquistas. Alguém tem dúvida?

O autor fala da pobreza de espírito como forma de se aproximar de Deus. O que a Bíblia diz sobre a questão? Exatamente o que Brennan aponta em sua obra. A leitura de "O Evangelho Maltrapilho" nos leva na direção certa, ou seja, não tem receita mirabolante para nos aproximar cada dia mais do amor de Jesus.

As pessoas vivem um momento de busca por aquilo que Jesus já ensinou. Mas, parte dos crentes parece querer novos caminhos, novas alternativas, métodos mais fáceis e estradas mais curtas e sem, curvas, para encontrar aquilo que está à frente, bem no nariz de cada de um nós - O amor de Jesus.

A simplicidade, a humildade, a sinceridade, a serenidade, a honestidade e outros atributos que devem estar inseridos na vida do cidadão são os ingredientes suficientes para alcançarmos uma vida mais dedica a Deus. Nada de quebra de maldição hereditária, pois a benção e a maldição são pessoais. Tudo depende da vida que levamos perante Deus. A cura interior é algo que deve se concretizar no momento em que aceitamos a Jesus como Salvador de nossas almas. Mais que isso, as pessoas precisam aceitar a Jesus, não apenas como Salvador, mas como Senhor de suas vidas. Além disso, o que mais precisamos, além de uma vida de retidão e submissão a Deus?

Se você é rico e leva uma vida reta diante de Deus, tendo o amor como argumento, com certeza alcançará a misericórdia do Pai, assim como o irmão pobrezinho, mas sincero com o Senhor. Não somos salvos por sermos ricos ou pobres, e sim pela misericórdia de Deus que é infinita.

Jair Viana

www.pilb.t5.com.br

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores