quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Servo???!!! Eu???!!!

Vivemos hoje em uma sociedade hedonista e materialista; a busca do poder, do 1º lugar e do destaque social têm ocupado a mente de milhões neste planeta; impera hoje a cobiça da carne (prazer), a cobiça dos olhos (riquezas, bens) e a soberba da vida (fama). Mesmo no meio cristão é procurada a imagem do primeiro lugar.

Do modelo de perfeição e destaque, será esta a vontade de Deus?

Pensa-se e fala-se muito em prosperidade, riqueza, auto-imagem, auto-estima, auto-isto, auto-aquilo-outro. O homem busca saciar a sede do seu coração com coisas vazias e ilusórias, pois um dos homens mais rico e sábio do mundo disse: "É ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão" (Ecl.1:2) O humanismo toma conta através da "Era", "primeiro eu", aliás alguns chegaram até a dizer que a Bíblia tem um verso que diz isto: "Buscai primeiro o Reino de dEUs, e toda minha justiça própria e todas as coisas me sejam acrescentadas." (Bíblia na linguagem do humanismo).

Se você acha isto um absurdo pense em você, quantas vezes você se sente prejudicado e gostaria de revidar ou se vingar? Quantas vezes você busca o seu próprio proveito ao invés do que é do proveito próximo? Quantas vezes você faz as coisas só para aparecer? Examine seu coração. Quantas vezes você faz as coisas com segundas intenções, para agradar aos homens? "não terás outros deuses diante de mim", e nós temos sido culpados de transgredir esta lei.

São cinco os principais ídolos que a maioria das pessoas está colocando antes de Deus: riqueza (fortuna, bens), poder (autoridade, fazer valer sua vontade), fama (ser notado, ser visto), prazer (satisfação dos desejos), e conhecimentos (intelectual ou esotérico).

A maioria das pessoas "não se contentam com o que tem", sempre buscando mais, mais publicidade, dinheiro, prazeres, conhecimentos, etc. Há um verso na bíblia que diz: "Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama;" (Ez.16:15). E também: "Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade..." (Ez.16:49). A palavra de Deus adverte muito acerca do dinheiro e bens: "Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus." (At.8:20), "Porque nada trouxemos para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estarão com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão (1Tm.6:7-11." Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. "(Mt.6:24)." E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera."(Mt.13:6)." tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito (mundo); porque tinha em vista a recompensa."(Hb.11:26);" E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui."(Lc.12:15)" Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um [rico] no reino de Deus."(Lc.18:25) " mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação."(Lc.16:15).

Diz o Pastor Amaury Jardim: " Esqueça. Esqueça das primeiras páginas, da personagem importante que todo mundo proclama e anuncia. Da notícia da televisão. Do nome-cartaz que o povo conhece. Do galã de cinema. Do jogador famoso do time famoso, conhecido em toda a parte, do político que paga para aparecer. De tantas coisas que os homens consideram grandes. Os homens constróem altos pedestais. Fazem torres de centenas de metros para serem vistos muito longe e ficarem famosos, sendo conhecidos em toda à parte. Tudo isto para que? Esqueça. Aquilo que é elevado entre os homens avarentos e cheios de fortuna, é abominação diante de Deus (Lc16:15).

Estes cinco deuses tem dominado milhares de vidas, inclusive "cristãos", estes sofrem maior ataque do inimigo. Lembre-se de que o Filho do homem não veio para ser servido mas para servir e dar ( Mt.20:28).

Lembre-se de que há um tremendo contraste entre a religião cristã e o mundo: " O mundo diz: odeie seus inimigos. O reino diz: ame seus inimigos. O mundo diz: pague na mesma moeda. O Reino diz: faça o bem aos que o maltratam. O mundo diz: agarre-se à vida a qualquer preço. O Reino diz: perca a vida e a encontrará. O mundo diz: é essencial um corpo jovem e bonito. O reino diz que até o grão de trigo deve morrer se quiser ter vida. O mundo diz empurre a si mesmo para o topo. O reino diz: sirva se quiser liderar. O mundo diz que você é o número um. O reino diz que muitos que são os primeiro serão últimos e os últimos serão os primeiros. O mundo diz: adquira ouro e prata. O reino diz: ajunte tesouros no Céu se quiser ser rico. O mundo diz: explore as massas. O reino diz: faça o bem aos pobres."(Pat Robertson).

Observe quantas vezes você usa as palavras: EU, ME, MIM, EU MESMO, COMIGO. A moderna linguagem é egoísta e centralizada no homem, até mesmo o "evangelho" pregado é muitas vezes centralizado no homem. As orações são na sua maioria centralizadas no homem. SUCESSO é uma das coisas mais buscadas hoje em dia, o verso predileto da bíblia: "TUDO POSSO... SOMOS MAIS QUE VENCEDORES..." O maior problema dos cristãos da nossa era é se concentrar no poder de Deus, e não no Deus a quem pertence todo o poder. Queremos ser servidos, queremos ser grandes, mas não existe grande servo de Deus, porque se ele é servo não pode ser GRANDE! Quem não serve no reino de Deus, não servirá no céu (confira Ap.22:3). Devemos ser servos uns dos outros (Gl.5:13). A palavra escravo é uma palavra dura, o escravo não tem direitos e nem horário, o escravo faz a vontade de seu Senhor sem questionar. Mas este tipo de escravo é liberto do Senhor, ou seja é livre porque serve e foi escravizado pelo amor de Deus. Pense bem nisto: "O maior servirá o menor" (Rm.9:12).

De seu servo-inútil, em Cristo,

Pr. Timóteo P. Sanches.

 

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores