quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cérebro de pulga

Vamos primeiro identifica-la: inseto, podendo pular 30 cm de altura, vive de sangue de mamíferos e aves, podendo transmitir doenças várias e perigosas. Vive por volta de quatro meses, em qualquer parte do mundo, tendo de 0,2 a 0,4 cm e adora gatos e cães. Uma delas estava alojada atrás da orelha do elefante quando este paquiderme resolveu atravessar uma ponte pênsil. Quando o elefante chegou do outro lado, a pulga disse: "viu como nós balançamos a ponte?"

Tem cérebro de pulga aquela ou aquela que pensa que a igreja depende só dele. Aquele ou aquela que se acha o melhor orador da região. Aquele ou aquela que se julga conhecedor de tudo e não se vê pedante. Aquele ou aquela que não faz nada no reino de Deus, só participa das vitórias, se sente responsável por elas, mas se isenta terminantemente das derrotas. Tem cérebro de pulga aquela ou aquela que se julga superior aos outros, dentro e fora de sua denominação. Aquele ou aquela que se comporta como se Deus só falasse com ele (a), proclama isto e posa de humilde! Gente assim acaba se tornando tanto ou mais importante do que Deus; o que não seria novidade. Moisés, considerado ainda hoje o maior dos israelitas (por estes), orou: "Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, operando maravilhas?" (Êxodo 15:11). A preocupação de alguns de aparecerem mais do que a cruz, faz-me lembrar daquela história de um sapo. Ele estava num brejo que estava secando, e ele, sapo tinha que tomar providencias senão secaria também. Então soube que do outro lado da montanha havia um rio e alguns brejos, o que era tudo que ele queria e precisava. Mas como chegar até lá? Teve uma idéia. Pegou um graveto forte, chamou dois pássaros amigos e combinou o vôo até o outro lado da montanha. O sapo mordeu o graveto e os pássaros, um de cada lado, pegaram o graveto com o passageiro mordendo firme. Voavam magnificamente quando alguém achando aquilo uma boa idéia, gritou: "quem teve esta idéia?" E o sapo respondeu abrindo a bocarra: "Foi euuuuuuuuuuuuu................" O "eu" mata, derruba, azeda, destrói idéias, desmonta futuros, abala famílias, igrejas e não deixa Deus falar.

Jesus disse (Mateus 16:24) "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue".

Negar a si mesmo não é se anular, mas ser humilde o suficiente para saber que dependemos uns dos outros, dependemos totalmente de Deus e que o sucesso é de todos nós. Aquele que pensa que a vida dos outros é insuportável sem ele, como disse Nietsche, nasceu póstumo.

Jose Francisco Veloso

Nenhum comentário:

A Bíblia só foi traduzida para 2.426 das 7 mil existentes línguas faladas no mundo.
Precisamos nos apaixonar novamente pelas Sagradas Escrituras!

Siga por Email

Cadastre seu email

Delivered by FeedBurner

Seguidores